Dia do Índio – 19 de Abril – Duda Oliveira homenageia os índios

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

Dia do Índio – 19 de Abril

O Dia do Índio segundo aprendemos na pré-escola , representa o dia especial em homenagem a todos descendestes das tribos indígenas.

Os índios são aqueles de pele morena, com cabelos pretos e lisos. Mas não é apenas isso que ocorre quando uma cultura ancestral apagada é lembrada apenas no dia 19 de abril.

Enquanto estamos na infância, com desenhos para serem pintados de verde e bege; ou mesmo com cocares para serem construídos e “danças da chuva” para serem representadas como se o índio fosse este elemento folclórico e mágico. Parece bonito, mas este indígena tem o seu lugar.

 

dia do indio duda oliveira

 

Além do dia comemorado apenas enquanto somos crianças, o lugar do indígena é aquele do desenho no papel, em meio à floresta e principalmente em um passado remoto da formação do Brasil. Nada se fala sobre as comunidades que ainda hoje insistem em resistir sem demarcação de suas terras e sem nenhum apoio do estado. O índio então se torna este ser mitológico que fica em nossas lembranças e em nossos desenhos escolares ou nestas comunidades longínquas.

Fonte: http://www.esquerdadiario.com.br/Dia-do-indio-dia-de-quem

dia do índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943,[1]

A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”.

Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso de 1940.

A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_%C3%8Dndio

 

Veja também: https://www.dudaoliveira.com/dia-de-sao-francisco-de-assis-4-de-outubro/

 

Outras do meu Blog

Aniversário Allexandre Colman #EuFui

Oi meus brigadeirinhos tudo bem? Hoje quero contar a vocês um pouco sobre a festa de aniversário do meu amigo Allexandre Colman.

Começou a Copa! #CopadoPijama ! Eu fui

Boa Tarde meus brigadeirinhos, tudo bem com vocês?! Animados para a Copa? Quero compartilhar uma super novidade! Como vocês já devem ter

Novidades da Loja Duda Oliveira

Oiii pessoal! Quero compartilhar com vocês uma grande alegria! Os acessórios da minha grife Duda Oliveira vão estar na TV! A querida